quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"Os Portugueses Esquecidos" (cont.)

Continuação do Beijós XXI

Do Prefácio:

«A identidade nacional faz-se a partir da memória, mas a memória portuguesa é estranhamente selectiva. O historiador Joaquim Fernandes, neste seu livro bem documentado sobre os "portugueses esquecidos", vem lembrar-nos muitos nomes que, apesra de o merecerem, não têm conseguido passar no crivo da nossa memória colectiva. As razões serão as mais variadas. Mas talvez a mais comum seja o facto de grande parte desses notáveis se terem ausentado do seu país natal (ou permanecido ausentes do país natal de seus pais). Muitos deles perseguidos na sua própria terra foram para longe e ficaram longe na nossa memória. Outros ficaram por cá, desafiando condições difíceis, mas foi como se tivessem ido para longe. Também foram injustamente ignorados.»

Da Introdução: (...)

“Invocamos neste inventário – que não poderia ser definitivo, antes ilustrativo – o tríptico em que assenta o afrontamento e a incompreensão da sociedade portuguesa perante muitos criadores e pensadores da diversidade científica e cultural, das heterodoxias ideológicas e religiosas: errância, ignorância,intolerância, definem, a nosso ver, os nódulos conflituais que resulta(ra)m do cruzamento entre as minorias mais inconformistas e o corpo maioritário da nação.

Pretende-se com esta divulgação histórica recuperar a memória de um longo cortejo de portugueses cuja obra, vilipendiada ou cerceada por obstáculos ideológicos vários, se diluiu nas ruínas de uma injusta amnésia colectiva. De uma forma didáctica, este espaço visa ajudar à formação de uma opinião leitora mais crítica que propicie novos espaços para a tolerância, incentive o reforço da nossa auto-estima comum e incorpore um conhecimento mais justo dos préstimos da cultura científica portuguesa para a constituição do saber universal. (...)”

Regressar ao Beijós XXI

terça-feira, 11 de novembro de 2008

S. Martinho, castanhas e vinho (cont.)

continuação do Beijós XXI


































Regressar ao Beijós XXI

sábado, 1 de novembro de 2008

1 de Novembro - Dia de Todos os Santos (Cont.)

Continuação do Beijós XXI








Sexta-feira, 31 de Outubro, prepara-se o cemitério, lava-se, arranja-se, colocam-se flores naturais em jarras com água.










Pétalas de flores naturais, dão beleza à homenagem que se prepara...











dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, na parte da manhã, ultimam-se os preparativos, colocam-se as velas que hão-de arder até ao dia seguinte...






















Os crentes seguem a Cruz e o Pároco em Romagem da Igreja ao Cemitério de Beijós que dista cerca de 200 metros.























































































Regressar ao Beijós XXI