sexta-feira, 26 de maio de 2006

Eventos históricos - 1 - 20.º aniversário da adopção da bandeira da União Europeia

A bandeira europeia consiste de um circulo com doze estrelas douradas num fundo azul. Apesar da bandeira estar normalmente associada à União Europeia (UE), foi inicialmente usada pelo Conselho da Europa, e pensada para representar a Europa como um todo.

A bandeira foi originalmente adoptada pelo Conselho da Europa a 8 de Dezembro de 1955, e o Concelho da Europa desejava, desde o ínicio, que fosse usada por outras organizações regionais que procurassem a integração europeia. A Comunidade Europeia (CE) adoptou-a a 26 de Maio de 1986. A UE, que se estabeleceu pelo Tratado de Maastricht na década de 1990 e que veio a substituir a CE e as suas funções, também escolheu esta bandeira. Desde então o uso da bandeira tem sido conjuntamente controlado quer pelo Concelho da Europa quer pela União Europeia.

A bandeira aparece na face de todas as notas de euro e as estrelas em todas as moedas de euro.
O número de estrelas na bandeira estão fixas a doze e não estão relacionadas com o número de estados membros da UE. Doze foi o número escolhido já que não tinha conotações políticas e era um símbolo de perfeição e de algo completo.
Doze é um número especial nas várias culturas e tradições europeias, tais como:
- 12 signos do Zodíaco;
- 12 horas num relógio;
- 12 meses num ano;
- 12 apóstolos;
- 12 deuses olímpicos;
- 12 tábulas da Lei Romana.

Fonte: Link

Outros links:
Especificações gráficas do emblema europeu

Sítio da Bandeira da UE

Sem comentários: