sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual.

Continuação do Beijós XXI


«11. usar fio dentário e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder um ataque do coração. Usar fio dentário pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12. rir - Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stress e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13. não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.

14. ligar para os seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afectivo com os seus entes queridos, particularmente com a mãe desenvolvem tensão alta, alcoolismo ou doenças cardíaca precocemente.

15. desfrutar de uma chávena de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.

16. ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de stress e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os animais fazem com se sinta mais optimista relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17. colocar tomate ou verdura frescas na sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18. reorganizar o frigorífico. As verduras em qualquer lugar do seu frigorífico perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o cancro que todos os vegetais têm. Por isso é melhor usar a área reservada a ela, aquela caixa bem em baixo.

19. comer como um passarinho. A semente de girassol as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20. e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

- comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida, o amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente. Pessoas optimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

- ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contacto com a família.

- conhecer-se a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que dão prioridade ao 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Uma vez interiorizados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos... É exactamente o que diz uma certa frase de Sêneca:'
'Escolha a melhor forma de viver e o hábito torna-la-á agradável'!»



Fonte: APD - S. Miguel

Notícia enviado por Francisco


Regressar ao Beijós XXI

1 comentário:

Anónimo disse...

muito interessante