Apanhar:
A apanha da azeitona concentra em poucas semanas o rendimento do ano inteiro, ou até de vários anos. A mobilização é geral.
Erguer e limpar:
Tradicionalmente a azeitona é lançada e a folha é levada pelo vento, antes de ser levada ao lagar do azeite.
Plantar:
O produção continua a expandir com as novas plantações comerciais. A azeitona é um produto tradicional dos climas mediterrânicos, na Europa, mas também na California. Espanha e Itália são os principais produtores europeus.
Comercializar:
Segundo alguns estudos, os consumidores compram azeite em função da origem e do sabor suave. O azeite pode ser consumido imeditamente se processamento inicial. Muitos médicos recomendam subtstituir manteiga e outras gorduras animais por óleos mono-saturados como o azeite de oliveira, que tem anti-oxidantes. Até dizem que o azeite serve para saciar mais rapidamente e por isso pode ajudar a reduzir o número de calorias consumidas.
Sem dúvida, que há uma satisfação especial numa ceia de bacalhau com batatas e couves de Beijós temperadas no prato com um bom fio de azeite. E no final, manda a tradição dar uma volta ao prato com um pedacinho de pão pois o liquido dourado é demasiado precioso para desperdiçar.
Todos gostam de azeitonas e azeite...
...até os cabritos gostam das folhas tenrinhas da oliveira
Ver ciclo do azeite
1 comentário:
Muito educativo.
Gostei muito.
Parabéns Micas10, excelente trabalho.
Enviar um comentário